SUA DÚVIDA AQUI
-
O roteiro pode ser Autoguiado ou preciso contratar os serviços de um operador de turismo credenciado?O Circuito Serras de Ibitipoca disponibiliza diversas ferramentas para o ciclista percorrer o roteiro da Volta das Transições sem a necessidade de contratar um operador ou guia de turismo. No site você encontra as Planilhas de navegação para impressão e instruções para utilização do aplicativo Wikiloc (recomendado) em seu smartphone além das placas de sinalização que auxiliam a localização durante todo o percurso do roteiro. Contratar pacotes de turismo com um operador credenciado é opcional, porém se você optar por realizar o passeio sem acompanhamento, não se esqueça de efetuar as reservas dos meios de hospedagem, alimentação e translados necessários para equipamentos e bagagens com antecedência.
-
O roteiro permite a utilização de carro de apoio?Sim! Com excessão de dois pequenos trechos de trilha, que possuem acesso apenas para bike, o roteiro permite o uso de carro de apoio, recomendado apenas para veículos 4x4. Por isso esteja seguro quanto aos pontos de encontro entre as vias que seu carro de apoio deverá percorrer. OBS.: Não recomendamos o apoio com carros de passeio. Devido às estradas estarem localizadas em regiões remotas do interior, e estarem sujeitas às condições do clima, estas podem se tornar instrasitáveis para veículos pequenos, principalmente durante as estações de chuva.
-
Como é o sinal de celular durante as etapas do roteiro?Grande parte do roteiro percorre regiões remotas onde o sinal de celular é ruim e muitas vezes indisponível. Geralmente nos municípios de início e final das etapas contam com sinal de telefonia móvel restrito a algumas operadoras. Para a utilizar a navegação pelo aplicativo Wikiloc em seu smartphone não é necessário que haja sinal de internet móvel, e para tal, você deve baixar os arquivos previamente para seu aparelho e ao iniciar o percurso ative o sistema de GPS do seu celular, independentemente de haver ou não sinal de telefonia móvel ou internet.
-
É obrigatório começar o roteiro na etapa 1?Não! Você poderá iniciar seu passeio em qualquer uma das 7 etapas. O roteiro da Volta das transições percorre um trajeto circular, sendo assim, o percurso será completado no mesmo ponto de início de sua atividade.
+ dicas
- Por ser percorrido entre serras, o roteiro exige um mínimo de preparo físico e experiência, principalmente para o cicloturista que pedala usando alforges ou mochilas com toda sua bagagem.
- Devido a depredação dos marcos de sinalização (totens), aconselharmos a todos os ciclistas que forem fazer sua auto viagem (sem GUIA), que baixem em seus smartphones o aplicativo de navegação Wikiloc. Nele se encontram todas as etapas e alternativas da Volta das Transições com as devidas informações sobre pontos de apoio, carimbo, hospedagens, refeições e entroncamentos do roteiro.
- Toda a rota, no aplicativo Wikiloc, pode ser baixada para equipamentos de GPS Garmim.
- Certifique que sua bike esteja apropriada para a prática da atividade, fazendo a revisão na mesma antes de sua viagem pois nem todas as cidades do roteiro possuem oficinas de bike estruturadas.
- Ciclistas que forem usar carro de apoio certifiquem-se dos pontos de encontro e das vias que o carro percorrerá, nem todo roteiro é transitável com o carro de passeio (trilhas e estradas rurais de difícil acesso, ,principalmente no verão)
- Programe sua viagem, estude todas as etapas e informações do roteiro. Agende com antecedência suas hospedagens e refeições.
Informações técnicas: (32) 98404 3905 - Gabriel Fortes